DAVI E GOLIAS POR RODOLFO CARVALHO

13/12/2014 19:22

Davi e Golias

por Rodolfo Carvalho


 

        Sempre que estamos enfrentando alguns problemas, temos o costume de se utilizar a da expressão “tenho que enfrentar um Golias”. Sempre utilizamos essa expressão quando estamos para passar por momentos turbulentos em nossas vidas. Recentemente essas personagens citas em trechos da Bíblia Sagrada foram utilizadas para fazer referência a uma das batalhas mais conhecidas dos Cavaleiros dos Zodíacos, na 103ª edição da Neo Tokyo, fazendo alusão entre a luta de Seiya e Cassius.

 

 photo DavidwiththeHeadofGoliathCaravaggio1610_zpsf0d6fd2f.jpg

Davi com a cabeça de Golias – Caravaggio (1606)

 

        Em um primeiro momento essa é a única aproximação que podemos fazer entre essas personagens Seiya e Davi, Cassius e Golias. Homens que vão batalhar com adversários colossais e com todas as chances contra eles, a derrota parece certo. Infelizmente, não consigo enxergar outra possibilidade aproximação entre essas histórias.

 

 photo Seiya_contra_cassius_zps6259021a.png

Cena da luta Seiya contra Cassius para conseguir a armadura de Pégaso.

 

        Então, passemos agora para trabalhar agora com as diferenças. A primeira diferença que podemos elencar é que o propósito original de Seiya em conseguir a armadura não era para proteger a deusa grega Athena, mas conseguir o poder procurar sua irmã, o que torna o objetivo de Seiya pessoal e egoísta, afinal, a função original dos cavaleiros não era encontrar seus parentes perdidos. No caso de Davi, ele recebeu a incumbência de levar mantimentos para os irmãos que estavam na guerra, e também trazer notícias, já que era o irmão caçula de sete homens e no mínimo duas mulheres (para saber mais sobre a vida de Davi leia 1ª e 2ª Samuel).

 

        Davi ao chegar ao campo de batalha encontra uma situação calamitosa: o exército israelita acuado perante o exército filisteu, mais especificamente, do soldado chamado Golias. Segundo a narrativa do livro 1 de Samuel, Golias era um gigante da cidade de Gate e o campeão dos filisteus. Golias aumentou nas mãos de escribas e narradores, a bíblia mais antiga: os rolos do mar morto (século 2 a.C.), assim como o historiador Josephus e a Septuaginta todos estes concordam que Golias possuía a altura de seis côvados e um palmo (1 palmo de aproximadamente 22cm), ou seja, 2,92 metros.

 

        Davi lutou com Golias, pois o mesmo desafiava o Deus dos israelitas Iavé (Javé). Como todos devem conhecer a história, o que faltava a Davi em estatura ele tinha em coragem e sabedoria e também ele estava protegido pelo seu Deus. Sendo assim, podemos dizer que Davi lutou para honrar e a gloriar seu Deus. Em contra partida, o quê podemos falar de nosso amigo Seiya? Até onde eu me lembro, Seiya foi para a Grécia, mais especificamente ao Santuário para conseguir uma armadura. Para que essa armadura? Para proteger Atena? Não. Na verdade, ele queria uma Armadura para poder sair em busca do paradeiro de sua irmã, sendo assim, a proteção da deusa grega para ele ficou sendo um ônus (ou causa secundário, senão, última)! O que torna nosso camaradinha um egoísta aos olhos do Santuário.

 

        Por hoje é só pessoal, (eu acho que alguém já disse essa frase!) essa foi uma pequena comparação entre esses dois personagens, por mais que seja parecida a cena de adversidade, porém suas histórias diferem bastante. Em quanto um foi preparado por Deus e conduzido para trilhar o seu caminho podo de lado a maior parte de seus desejos e vontades; o outro estava procurando atender seus próprios anseios e meio que caiu de paraquedas na proteção da deusa.