EPISÓDIO 6 - TODO ANIME DE LUTA TEM QUE TER UM TORNEIO

05/06/2012 20:37

Todo Anime de Luta tem que ter um Torneio

Por Julian VK

 

 

        Torneio em Saint Seiya. Em Dragon Ball. Em Dragon Ball Z. Em Yu Yu Hakusho. São poucos os animes shounen de porrada comendo solta que não possuem pelo menos um torneio. E, para manter a tradição, é claro que Saint Seiya Omega também tem o seu torneio: a Saint Fight!

        E pelo que vi agora é conclusivo que Ichi nem sequer se classificou para participar dessa competição. Depois de salvarem a honra do Geki, por que sacanearam o Hidra dessa maneira? Não que eu seja um fã dele (acho que isso nem existe), mas sou da opinião de que valorizar uma personagem não mata ninguém. Uma coisa é ferrar alguém que aparece uma única vez justamente para inflar o ego de outra pessoa. Outra coisa é sacanear uma personagem recorrente em cada aparição. Ichi também merecia seus quinze minutos de fama.

        Mas vamos falar agora sobre Eden de Orion, que é um belo de um filho da puta. Ele é outro personagem bem conhecido no meio “anime”, o babaca superpoderoso que despreza aqueles que são mais fracos. Diferente dos babacas que já vimos, essa variedade não fica sacaneando os outros (embora haja exceções), apenas se limita a emitir uma aura de desprezo onde quer que esteja.

        E então ocorre aquela cena clássica em que o personagem principal vai tentar socializar com esse tipo de babaca (de uma forma boa ou ruim) e acaba levando uma surra, ou sendo humilhado de alguma outra forma. Enfim, agora que já ficou bem claro que colocaram Eden no patamar de “o fodão” podemos prosseguir.

        Eu devo dizer que achei extremamente maçante a conversa do quarteto de bronze (Kouga, Ryuho, Yuna e Souma) sobre a vitória na Saint Fight não depender apenas da habilidade mas também da sorte. Além de inventarem essa história ridícula de elementos, ainda consideram os fãs burros a ponto de precisarem de uma explicação sobre as fraquezas e vantagem elementais cada vez que os protagonistas falam sobre o assunto.

        A seguir vemos algo que provavelmente jamais existiria na era Kurumada dos cavaleiros: um cavaleiro nerd. Porque, meus amigos, exatamente isso que o cavaleiro de Bússola é. Será isso uma coisa boa ou ruim? Creio que depende da interpretação de cada um.

        De toda forma, assim como todas as cenas que passam na primeira metade deste episódio são apenas uma preparação para a segunda, tudo o que eu escrevi até agora serviu apenas para preparar o terreno para minhas verdadeiras críticas. Eu realmente estava um tanto animado com essa tal Saint Fight, mas o que eu vi foi uma grande decepção.

        Em primeiro lugar, simplesmente decidiram não mostrar a luta inicial. Claro que é justificável omiti-la pelo fato de que os participantes são dois cavaleiros que provavelmente nunca mais veremos, mas eu sempre me decepciono quando inventam de realizar um torneio e não mostram todas as lutas. Então alguém dirá “mas não dá pra fazer isso com torneios muito grandes”. Tudo bem, realmente não dá pra mostrar tudo quando há dezenas ou até centenas de participantes... mas a Saint Fight já começou nas oitavas de final, então esse argumento não se aplica aqui.

        Se eles realmente queriam animar poucas lutas poderiam muito bem ter diminuído o número de aprovados para oito e realizar o torneio a partir das quartas de final. Contudo, esta é apenas uma crítica pequena se comparada com o que vem por aí.

        Pois é, tive que morder minha língua. Lembram quando eu disse que parecia que SSΩ não cairia na armadilha do protagonismo? Parece que estava errado. Não mostrar a luta de dois desconhecidos é uma coisa, mas omitir a luta de um dos personagens principais (no caso o Souma) é uma gafe sem justificativa. Isso seria o mesmo que omitir a luta entre Hyoga e Ichi na Guerra Galáctica, coisa que nem mesmo Kurumada, famoso por suas mancadas, chegou a fazer.

        Se antes parecia que a equipe de SSΩ queria evitar encher linguiça com lutas de pouca importância, agora me parece bem claro que eles continuam sendo um bando de preguiçosos.

        E as críticas não terminam por aqui, pois a luta entre Kouga e Fukku também se mostrou nada promissora. Primeiramente porque eu tenho a detestável impressão de que esses tais elementos não só estão corrompendo a essência de Saint Seiya como também acabando com a originalidade dos lutadores. Imagine se todos os guerreiros que possuem o elemento terra em seu cosmo lutarem como o cavaleiro de Bússola?

        Antigamente, quando víamos um guerreiro logo ficávamos curiosos para saber como funcionavam seus ataques. Cada inimigo tinha algo de novo, um dos acertos de Masami Kurumada que, provavelmente, ajudou a popularizar Saint Seiya. Porém, em SSΩ corremos o risco de cair na seguinte situação: a partir do momento em que você descobre qual é o elemento do novo guerreiro já sabe o que esperar dele. Ou seja, adeus fator surpresa.

        Claro, posso estar errado. EU QUERO ESTAR ERRADO!!! Mas essa luta não me deu esperança alguma de que isso ocorra.

        O segundo fator que me decepcionou nessa luta é o fato de que ela foi extremamente sem graça. Uma luta divertida é aquela em que você vê certo equilíbrio entre os dois lutadores. Quando uma batalha se prolonga e apenas um apanha, a graça se perde muito rápido. E quando ela se prolonga, apenas um apanha e justamente o cara que estava levando uma surra vence num único golpe... bem, como posso dizer... além de clichê e estúpido... não tem graça nenhuma.

        Essa luta pode ser resumida assim: Kouga apanha. Discurso do melhor amigo dá a ele a motivação para vencer. Kouga vence. Meh...

        Porém, dou uma ressalva de que o Fukku realmente tinha cara de quem cairia com um único golpe. Isso justifica a vitória, mas definitivamente não muda o fato de que não teve graça.

        Mas espere, não terminei ainda. Os desgraçados tiveram preguiça até de mostrar a luta do Eden. E o que são aqueles enfeites na armadura? Francamente, os cavaleiros estão cada vez mais parecidos com árvores de Natal.

        Minhas conclusões: Os autores de SSΩ não sabem realizar torneios e... aquele diretor é maligno...!