EPISÓDIO 9 - HARUTO SHIPPUUDEN

09/06/2012 22:30

Haruto Shippuuden

Por Julian VK

 

 

        Se tem algo que definitivamente deveria ter sido substituído são aquelas trevas que uma amiga minha chamou de “Muk transgênico”. Bastava cobrir Palaestra com uma nuvem escura ou algo do gênero que, além de ser visualmente menos agressivo, combinaria melhor com o elemento em questão.

        Outra coisa que seria legal alterar é a coloração das armaduras dos marcianos. Preto como a cor dos vilões é outro clichê de Saint Seiya, pois em todas as séries (com exceção dos filmes, se é que eles contam pra alguma coisa) os vilões usaram armaduras negras. Claro, em partes isso é culpa de Hades, que quase sempre é o inimigo, mas não havia necessidade de dar aos marcianos vestes que os fazem parecer com os espectros. Armaduras da cor vermelha com detalhes de outras cores seriam muito melhores.

        Mas nada é mais chamativo neste episódio do que sua “estrela”, o cavaleiro de Lobo. É verdade que ninjutsu não pode ser considerado exclusividade de uma ou outra série, já que faz parte da cultura japonesa e diferentes mangás/animes/games fazem uso disso. Contudo, estamos falando de Saint Seiya, uma série que trata exclusivamente dos guerreiros de Athena e não de ninjas, mas como eles estão cada vez mais “pop” até mesmo na cultura ocidental, que mal faria colocar um deles? É só pra tornar o anime mais atraente.

        Certo, é verdade que o simples fato de colocar um cavaleiro “ninja” não é tão problemático, apenas deixa escancarado (como se já não estivesse) o fato de que Saint Seiya Omega é uma série feita somente para arrecadar dinheiro. O problema é que ao invés de tentar evitar similaridades com Naruto, que é a primeira série que vem à mente quando falamos de ninjas, parece que eles quiseram tornar parecido de propósito.

        Será possível que os autores fizeram desta forma justamente para trazer os fãs de Naruto a SSΩ? As similaridades já começam com o nome: o cavaleiro ninja se chama Haruto. Em seguida, temos o fato de que ele usa suas várias de suas técnicas dizendo “no jutsu”, como os ninjas de Naruto. E pra completar com chave de ouro, o primeiro jutsu que ele utiliza é justamente um dos mais básicos e conhecidos de Naruto: o Kawarimi no Jutsu. São tantas similaridades que beira o plágio.

 

 photo HARUTODELOBO-JUTSU_zpsdc83d3b5.gif

 

        Não tem como olhar para o Haruto e seu estilo e não traçar similaridades com Naruto, e eu tenho certeza que os autores fizeram isso conscientemente. Além de preguiçosos são um bando de caras de pau. Eu não vou me admirar nem um pouco se nos próximos capítulos surgir um cavaleiro pirata!

        A segunda estrela do episódio foi, definitivamente, Geki, que como acertadamente disse Lucas, teve mais brilho do que em todas as aparições do clássico juntas. Mesmo sem armadura ou sem usar golpes especiais, ele deu uma bela amostra do que um veterano é capaz de fazer. Isso sim foi um acerto, uma pena que ele tenha ficado para trás, mas considerando sua lealdade a Saori e sua dedicação a Palaestra, eu não esperaria outra atitude.

        Vamos falar agora de acontecimentos e não de personagens. Para a surpresa e o desgosto da grande maioria dos fãs das séries anteriores de Saint Seiya, as Doze Casas foram destruídas num único golpe por Mars, usando os poderes daquela pirralha que se faz passar por Athena. Como de costume, não recebemos nenhuma explicação de como foi possível esse ato no coração dos domínios de Athena.

        O cara simplesmente entrou no Santuário, foi até a beira de um barranco, roubou o poder da menina e soltou uma Exclamação de Mars. Ninguém tentou impedir, tudo foi pelos ares e ninguém pareceu se importar. A verdade é que o que me deixa mais incomodado não é o fato das doze casas terem virado pó, mas a facilidade com que isso aconteceu. É claro que Saori nunca foi muito eficiente como Athena, mas tudo tem limites.

        É assim que são as coisas em SSΩ: tudo vai acontecendo do jeito que os autores querem, sem explicações, sem moderação e, muitas vezes, sem nem sequer nexo. O lema desse anime certamente deve ser: “Fuck the logic”.

        E falando em cenas sem explicação, foi realmente espetacular o plano de fuga de Haruto, mas... por que ele não o usou antes? Em nenhum momento o Lobo precisou da ajuda de Kouga, o que significa que provavelmente seria capaz de se libertar sozinho da prisão. Por que não o fez e revelou a verdade sobre Ionia antes da merda atingir o ventilador? Talvez ele até tenha seus motivos, mas nunca saberemos.

        Não dá pra aceitar esse tipo de descaso com o roteiro. Para realmente GOSTAR desse anime só sendo uma criancinha que ignora completamente os furos de roteiro e as mancadas e assiste porque tem “lutas legais” (exatamente como eu era na época que passava Cavaleiros do Zodíaco na Manchete).

        Depois disso só acontece uma coisa de realmente espetacular. Depois de uma luta “básica” para mostrar o poder de Haruto, Geki se “sacrifica” para permitir que o quinteto de bronze fuja. Porém, como eu já comentei a respeito disso, não há mais o que falar a respeito.

        Parece que agora SSΩ está engrenando sua verdadeira trama: a seguir, os protagonistas invadirão o Santuário em busca da Athena paraguaia. Eu até poderia sugerir a possibilidade de uma nova Batalha das 12 Casas, mas sabem...

        MARS AS DESTRUIU COMO SE FOSSE A COISA MAIS SIMPLES DO MUNDO!!!

        A minha conclusão deste episódio é que o risco de surgirem cavaleiros piratas, guildas de cavaleiros, cavaleiros que matam escrevendo o nome do inimigo e cavaleiros buscando as esferas de Athena está cada vez maior.

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!