SEIYA SOBREPUJOU A EXPLOSÃO GALÁCTICA?

21/05/2013 21:01

Seiya Sobrepujou a Explosão Galáctica?

 

Por Ryaryu

               

    Nas comunidades de Saint Seiya do Orkut, casa de várias discussões ferrenhas sobre Cavaleiros do Zodíaco, este é um tema recorrente. Muitos acreditam que, durante a batalha entre Seiya e Saga no fim das Doze Casas (Mangá!), Seiya conseguiu fazer um enorme feito ao não só atacar Saga de Gêmeos com sucesso, mas também passar por cima do ataque principal do geminiano, Explosão Galáctica, como se fosse apenas um show de luzes. Nós vamos agora analisar a fundo o mangá, a obra original, para averiguarmos o quanto disso é verdade.

 

1 – O Cometão na Fuça OU Introdução

                Bom, como discutiremos esse assunto à luz do mangá, nada melhor do que mostrarmos a tão polêmica cena onde Seiya supera a Explosão Galáctica. Nota: Estamos usando aqui a versão em espanhol da obra. Muitos debatedores a consideram a melhor tradução do japonês, e por isso ela é amplamente utilizada. Apesar de nós, Canvetes, não concordarmos plenamente com isso, estaremos utilizando esta versão para evitar qualquer contra argumentação dizendo que a tradução está incorreta.

 

Saga vs Seiya 1 photo saga_vs_seiya_pg1_zpsd86f4566.jpg Saga vs Seiya 2 photo saga_vs_seiya_pg2_zpse6ccbe7a.jpg

 

                Então, podemos ver por essas cenas que o Seiya carrega a barra de cosmo pra 100% e dispara contra Saga. Enquanto ele dispara, vemos uma galáxia sendo despedaçada. Pois é, infelizmente para os fãs de Saga, está claro que a Explosão Galáctica foi superada pelo Cometa de Pégaso. Não há pra onde correr.

                Mas, esperem um pouco. Tem alguma coisa errada nessa cena. Kurumada não costuma escrever assim. Vamos dar uma volta por outras cenas de mangá, e ver se o que temos aqui é realmente Seiya destruindo uma Explosão Galáctica ou outra coisa aleatória.

 

2 – Já vi isso em algum lugar SQN OU Quebra do Estilo Narrativo


                Analisemos as falas e ações da cena. Depois de notar Seiya carregando o cosmo, Saga anuncia que vai lançar a Explosão Galáctica. Mas ele não assume a posição para o lançamento, que pode ser vislumbrada algumas páginas antes dessa que mostramos. É realmente estranho um personagem lançar um ataque sem usar sua pose característica, principalmente em uma obra japonesa, tão famosa pelas poses. Principalmente, quando Saint Seiya possui inúmeros embates de ataques para que possamos comparar, dos quais traremos alguns.

 

Aiolia vs Shaka

Shaka vs Aiolia 1 photo shaka_vs_aiolia_zps4869833f.jpg Shaka vs Aiolia 2 photo shaka_vs_aiolia_pg1_zpsa5494d6f.jpg Shaka vs Aiolia 3 photo shaka_vs_aiolia_pg2_zps26abee6c.jpg

 

                Clássica cena de embate, temos os poderosos Cavaleiros de Ouro Shaka e Aiolia se degladiando diante do Grande Mestre. O contexto do combate fica pra outro momento. O importante aqui é a narração textual/visual em relação ao embate de ataques. Após o primeiro confronto de macheza dos dois, Shaka eleva seu cosmo para lançar o Tenma Kofuku, seu ataque principal. Aiolia não espera e também lança o Relâmpago de Plasma. Os ataques colidem, terminando o embate em um empate provisório. Note que, aqui, o autor deixa claro o momento do ataque, dando foco para as mãos dos personagens. Shaka anuncia seu ataque, “Caída a Los Infiernos”, e Aiolia também o faz. O embate é claramente mostrado. Vejamos um outro embate.

 

Milo vs Hyoga

 

 

Milo vs Hyoga photo hyoga_vs_milo_zpsaf39c5ef.jpg

                Esta cena não é bem um embate entre ataques. Mas os duelistas atacam ao mesmo tempo, o que torna essa cena comparável à cena de Seiya vs Saga. Hyoga e Milo anunciam seus ataques, e um quadro é desenhado mostrando os dois se atacando. No outro quadro, Hyoga jorra sangue, mostrando o vencedor do embate (ou não!).

 

Camus vs Hyoga

 

Camus vs Hyoga 1 photo hyoga_vs_camus_pg1_zpsa626fe5e.jpg Camus vs Hyoga 2 photo hyoga_vs_camus_pg2_zps8947edc1.jpg Camus vs Hyoga 3 photo hyoga_vs_camus_pg3_zps5c0eca48.jpg Camus vs Hyoga 4 photo hyoga_vs_camus_pg4_zpse66deca9.jpg

                Mais um embate, num emblemático combate entre mestre e pupilo. Aqui não só temos os dois Cavaleiros de Gelo anunciando seus ataques e assumindo suas poses, como também temos duas páginas inteiras mostrando os dois dando o melhor de si. Na quarta página, Hyoga sai vencedor do combate polar.

 

Dohko vs Shion v. Teen

 

 

Teen Dohko vs Shion 1 photo dohko_vs_shion_pg1_zps28cc9e3c.jpg Teen Dohko vs Shion 2 photo dohko_vs_shion_pg2_zps876c4276.jpg Teen Dohko vs Shion 3 photo dohko_vs_shion_pg3_zps461c56c8.jpg

                A mesma coisa da cena anterior. Shion e Dohko se decladiam com cosmo, a após 3 quadros, notarem estar iguais, se enfrentam com seus ataques mais poderosos. Já tivemos muitos exemplos. Kurumada realmente gosta de embates. Desenhou vários durante a obra, e várias sagas. Mas a questão interessante aqui é: qual é a similaridade entre essas cenas e a cena de Seiya versus Saga? Seiya declara seu ataque e realmente ataca, por outro lado, Saga se limita a declarar seu ataque, e não tem qualquer quadro dedicado a mostrar o lançamento da Explosão Galáctica. Vimos nas scans postadas que em todos os embates, temos os lançamentos dos ataques, e a colisão entre os mesmos. Não há exceção.

                    Portanto, a afirmação de que Seiya atacou e sobrepujou a Explosão Galáctica já possui um furo, ao desconsiderar o método que o próprio autor utiliza para fazer seus desenhos. Considerando-se apenas o estilo de narrativa, não é possível afirmar que Seiya sobrepujou a Explosão Galáctica, uma vez que pelo estilo de escrita o ataque sequer foi lançado.

 

3 - Pode isso Arnaldo OU Quebra de Lógica Posicional

 

                No último quadrinho da primeira página da cena polêmica, Saga assume a posição de “WTF” (what the fuck, para os leigos), inclinando seu corpo para o lado oposto ao lado agressivo que poderia ter (vide seus ombros). Esta posição é defensiva e não agressiva, tornando o lançamento da GE ainda mais misterioso, uma vez que a posição de lançamento da Explosão Galáctica é exatamente oposta à posição tomada pelo personagem antes de levar uma cometada na fuça. É claro, existe a possibilidade do Saga ser extremamente rápido, tão rápido que nem o autor conseguiu desenhar o mesmo usando a Explosão Galáctica... (só que não :D)


                Repare que no Dohko VS Shion v.Teen, o Shion assume uma posição similar, mas ele é o atacante, e Dohko é quem reage. Se fôssemos comparar, Shion seria o Seiya e Dohko o Saga. Dessa forma, mesmo a posição do Shion dando impressão de defesa, não há problemas, pois ele toma a iniciativa... da mesma forma que o Seiya a toma. E diferente desse caso também, Saga já estava tomando a posição de luta e DEPOIS assume a posição WTF, mostrando que, se Saga realmente lançou a Explosão Galáctica, ele é MUITO rápido (pena que não foi forte o bastante...)

 

4 – Kurumada não sabe Desenhar OU Quebra de Estilo de Desenho

                   Procure quantos quadros você quiser, nunca achará uma cena em que um cavaleiro está apanhando e seu ataque sendo lançado, ao mesmo tempo, que é o que sugere algum defensor de que Seiya sobrepujou a Explosão Galáctica. NUNCA. O que pode acontecer é os dois lançando os ataques simultaneamente e num próximo (ou próximos no nosso caso) quadrinho o perdedor sai voando e espirrando sangue (não o faz no nosso caso).

                   As cenas de ataques geralmente tem o atacante na parte de baixo, lançando seu ataque, enquanto a vítima fica na parte de cima, recebendo o ataque, indefesa. Ao fundo da cena, uma representação cósmica do atacante pode ser vista, na maioria dos casos. Ilustremos esse tipo de cena com scans.

 

Ikky vs Seiya photo seiya_vs_ikky_zps547abec4.jpg Neck SN photo sn_punish_zps396caec3.jpg

            Na primeira, Seiya ataca Ikky. Ele não está usando nenhum ataque cósmico, então não há representação de sua constelação ao fundo. Na segunda imagem, temos um Milo punindo furiosamente a tríade de cavaleiros renegados. Ele está abaixo na imagem, e sua representação cósmica pode ser vista ao fundo. Deve-se levar em consideração que em alguns casos o atacante está na parte de cima da imagem, com a vítima na parte de baixo, mas ainda assim o atacante possui seu cosmo representado ao fundo.

                Qual o paralelo destas cenas com a de Seiya vs Saga? Se notarmos bem, na página em que Seiya lança seu ataque, temos o mesmo embaixo, atacando, e Saga, acima tomando. Ao fundo, há uma galáxia sendo destruída, ao mesmo tempo em que vemos o cometa indo com tudo pra cima. Podemos ver que o padrão continua: o atacante tem seu cosmo demonstrado ao fundo. Mas quanto a Saga? Porque ele, mesmo estando sendo atacado, tem seu cosmo mostrado ao fundo? Você pode procurar pelo mangá inteiro, não achará uma única cena em que o personagem ataca, ao mesmo tempo em que apanha, e tem ainda seu ataque mostrado ao fundo, tudo num mesmo quadrinho, como somos forçados a aceitar caso concordemos com o título deste artigo. Mas então... como explicar esse cosmo ao fundo, sendo destruído?

 

5 – A Verdade Universal OU Professor Pardal Explica

 

                Na verdade, o que é bem explícito é que Saga hesitou (medo?) diante da elevação do poder do Seiya, o Seiya não pensou duas vezes e BOOM! Lá vai o Saga. Ele não teve tempo pra lançar a Explosão Galáctica por causa da surpresa que ele teve ao ver todos aqueles cosmos evoluindo para um patamar extremo de poder.

                Os planetas sendo destruídos ao fundo demonstram Saga sendo derrotado. É essa a impressão artística que temos. É a mesma coisa quando o Shaka é explodido (nas duas vezes), a representação dos budas que o autor faz é quebrada, indicando que o personagem foi derrotado.

 

Shaka BOOM 1 photo shaka_burst_zps3809a2f4.jpg Shaka BOOM 2 photo shaka_burst_2_zps263bcd6b.jpg

                A não ser que você considere que Shaka lançou o Tenmbu Horin no momento em que foi derrotado, essa é uma representação cósmica. Alguns podem argumentar que este efeito ocorreu por que o Tenmbu Horin estava ativo durante as explosões que derrotaram Shaka. Mas nós temos um outro exemplo desse tipo de efeito em que não há nenhuma técnica de área ativa para ser destruída.

 

Shiryu vs Krishna 1 photo shiryuvskrishna1_zps3cb10c0e.jpg Shiryu vs Krishna 2 photo shiryuvskrishna2_zpsd29ae133.jpg

 

                Krishna sendo derrotado, e, em sua derrota, uma malha de budas também é destruída, claramente simbolizando que o personagem foi derrotado. Portanto, está claro que, artisticamente, esse tipo de destruição representa a derrota do agredido.

                Existem algumas cenas interessantes na saga de Poseidon, na luta entre Shun e Io de Scylla. Os ataques de Io são categoricamente destruídos pelos de Shun. O interessante é que Io lança todos eles, com quadrinhos dedicados a isso, e os lança duas vezes, para que Shun tenha a oportunidade de quebra-los.

 

6 – PORTANTO

 

                Chegamos à conclusão, ao analisarmos o mangá em seu aspecto narrativo, lógico e artístico, que não existe qualquer justificativa para se acreditar que Seiya atacou uma Explosão Galáctica. Ela não foi sequer lançada, afirmação apoiada na infinidade de exemplos pela obra que sempre mostram os guerreiros lançados seus ataques antes de serem derrotados. Alguns podem argumentar que foi para economizar espaço para poder terminar a obra no limite de páginas, mas isso não muda em nada argumentação produzida aqui.

 

                Saga, portanto, nunca lançou sua Explosão Galáctica diretamente sobre Seiya nesta cena, e este nunca revidou, rechaçou ou destruiu qualquer Explosão Galáctica.