EPISÓDIO 18 - ¿HOLA, QUE TAL?

07/08/2012 22:14

¿Hola, que tal?

Por Julian VK

 

        Antes de começar a análise deste episódio devo dizer que fiquei bastante surpreso. Como devem ter notado em análises anteriores, eu declarei que Souma era brasileiro, mas parece que este episódio desmentiu essa suposição. Apenas me pergunto se isso foi obra de algum fã que espalhou boatos ou se os autores realmente pensaram em criar um Leão Menor brasileiro e depois mudaram de ideia. Pena que nunca saberei a resposta.

        Este episódio aponta fortemente para uma descendência mexicana e, já que tocamos no assunto, por que diabos os cavaleiros de bronze estavam passeando por Jamiel no episódio anterior e agora estão na América Latina? Essas viagens para lá e para cá já estão tão forçadas que começo a desconfiar que no mundo de Saint Seiya Omega existem portais místicos escondidos em certos locais que teleportam cavaleiros de um continente para outro...

        Seja como for, este é o episódio do Souma e, como tal, resolveram trabalhar no background do leãozinho. Quem diria que ele é assim tão amado em sua cidade natal? As mina pira no fogo do Souma.

        Na minha opinião o ponto alto deste episódio é o flashback no qual o pai do Leão Menor explica o que realmente é importante para um cavaleiro. Mesmo estando morto o cavaleiro do Cruzeiro do Sul consegue ser um bom personagem, melhor do que a maioria esmagadora dos prateados vistos até aqui.

        Mas vamos voltar a falar mal deste episódio, sim? Ao invés de haver um corte entre a cena em que os bronzeados caminham pela cidade e a cena em que eles chegam à ruína do fogo os animadores fizeram a sequência de tal forma que parece que os dois lugares ficam um colado ao outro. Que falta de cuidado!

        E finalmente chegamos à luta deste episódio: Souma VS Sonia. O relativo equilíbrio entre os dois torna esta batalha menos maçante do que a anterior (Afinal de contas quem ainda aguenta ver o cavaleiro apanhando durante 95% da luta? Sendo os outros 5% a apresentação e o golpe final, claro.), mas ainda assim está longe de ser uma batalha emocionante.

        Não trabalharam em cima da tensão, não pensaram num diálogo marcante, simplesmente jogaram o Souma em cima da inimiga como se fosse um cão de briga. Mesmo a fala de Sonia sobre Kazuma – o pai de Souma – ter implorado por sua vida ao ser derrotado não significa muita coisa, uma vez que parece mais um blefe do que qualquer outra coisa (a própria marciana deixa claro – para os espectadores – que vai utilizar a raiva do inimigo a seu favor).

        De uma forma geral, essa luta está cheia de inconsistências. Em primeiro lugar, Sonia é uma marciana que matou um cavaleiro de prata quando ainda era uma adolescente (ao menos a impressão que tenho no flashback é que ela não passa dos 14 anos) e isso sem sofrer nenhum ferimento aparente. Em segundo lugar, ela não demonstrou nenhum ponto fraco em sua rápida batalha alguns episódios atrás, muito pelo contrário, parecia ser capaz de dominar completamente um cavaleiro de bronze. Em terceiro lugar, não há explicação para o fato de que ela seria capaz de vencer caso Souma a atacasse enquanto tomado pela raiva. No fim das contas o Leão Menor usou o seu golpe mais poderoso e a marciana simplesmente o recebeu. Por que era tão importante assim que Souma estivesse sedento de sangue? Claro que ao atacar assim ele o faria de forma mais descuidada, mas Sonia ainda poderia tentar um contra-ataque.

        A única explicação para estas inconsistência (até o momento) é o fato de que o cosmo de Souma estava sendo fortalecido pela ruína do fogo, mas considerando que não houve nenhuma mudança significa de poder em Yuna ou Haruto quando estes estavam em suas respectivas ruínas essa justificativa para o desempenho de Souma soa mais como uma desculpa esfarrapada.

        Como Souma optou por perseguir Sonia ao invés de seguir junto com o grupo pode ser que algumas das perguntas que ficaram no ar sejam respondidas, mas será um tanto quanto tarde se acontecer. Não há como eliminar a sensação de que esta luta ficou forçada.

        Assim se passa mais um episódio sem sal. É uma pena, mas até mesmo a qualidade das minhas análises está decaindo, pois nem ao menos me sinto motivado a fazer piadas com as falhas de SSΩ. Até mesmo algo como Highschool of the Dead pode ser considerado um excelente anime se comparado com esta ovelha negra de Cavaleiros do Zodíaco. Se vocês achavam que Saint Seiya havia chegado ao fundo do poço com Next Dimension, então estão muito, muito enganados.

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!